Dicas de empreendedorismo: Como adotar a logística reversa no meu negócio?

O critério de compra dos clientes atuais também leva em conta o destino final do período de vida útil do produto. Por isso, mais do que nunca, você deve pensar na logística reversa, estratégia que tem como objetivo oferecer aos consumidores, opções de descarte ou até mesmo o reaproveitamento dos produtos.

 

Por esse motivo, separamos algumas dicas de empreendedorismo para que a sua empresa consiga adotar esse processo de logística reversa, para ajudar não só o meio ambiente e a sociedade, mas também para alavancar os lucros do seu negócio.

 

Para te explicar melhor como a logística reversa funciona, vamos abordar neste artigo os seguintes tópicos:

 

  • Entendo o conceito da logística reversa
  • Os benefícios da logística reversa para o meu empreendimento
  • Como adotar a logística reversa no meu negócio?

 

Vamos lá!

Entendendo o conceito da logística reversa

 

Antes, a logística era apenas a infraestrutura necessária para que você atendesse os seus clientes, ou produzir os seus produtos. Assim, suas ações eram voltadas apenas para estratégias de produção e entrega mais barata e ágil possível.

 

Mas agora, a nova exigência do mercado é que você também pense na logística no caminho contrário, para que o ciclo produtivo se reinicie. Logo, o seu foco deve estar tanto na produção, como nas ações que você vai adotar para recolher ou reaproveitar aquilo que foi consumido.

 

Para que tudo isso funcione, diversos agentes devem estar envolvidos, como por exemplo, fabricante, transportadora, incentivos governamentais, empresários e clientes. Porque cada um tem papel fundamental para que o ciclo de produção seja reiniciado.

 

Os benefícios da logística reversa para o seu empreendimento

 

Além de estar cumprindo com a lei e beneficiar a sociedade prezando pela sustentabilidade e qualidade de vida, a logística reversa também proporcionar para o seu negócio:

 

  • Economia na produção: já que os resíduos voltam para a fábrica, diminui os custos com a matéria-prima;
  • Modernização: para que a reutilização de embalagens ou produtos sejam feitos com mais simplicidade, novas tecnologias podem ser utilizadas para facilitar esse processo final e aumentar sua competitividade no mercado;
  • Conscientização: não apenas dentro do seu negócio, mas para fora dele também. Educando de forma ecológica toda a cadeia produtiva, até o consumidor final para que a coleta seletiva, reaproveitamento ou descarte sejam feitos, sua visibilidade e valor no mercado aumenta, juntamente com o crescimento de suas vendas.

Como adotar a logística reversa no meu negócio?

 

Agora que você já entendeu o que é logística reversa e o que pode beneficiar o seu negócio como um todo, vamos para a parte prática, de como adotar essa estratégia. Anote as nossas dicas de empreendedorismo:

Pensar o seu negócio

 

Com tudo que você já leu até aqui, já passou alguma ideia na sua mente de como e onde você pode mudar a forma do seu negócio? Seja na reutilização das embalagens, ou descarte do material para que você possa reaproveitar. O que é viável você fazer em curto, médio e longo prazo?

 

Pense com carinho e faça uma reunião com seus colaboradores, para que vocês pensem juntos em uma solução que vai revolucionar o seu negócio.

 

Influenciar seus consumidores

 

O primeiro passo para que a sua logística reversa tenha efeito, você precisa inserir na sua estratégia de marketing essas novas ideias. Invista pesado nas redes sociais, porque só assim, você vai conseguir informar e reeducar seus consumidores, criando uma rede de conscientização social e ambiental.

 

Além disso, é importante investir em políticas que devem ser usadas pelos empresários que vendem os seus produtos. Assim, todos serão impactados de alguma forma.

 

Pensar na logística

 

Para otimizar a coleta dos materiais, você precisa adicionar na rota de entrega, um ponto de coleta. Também vale ter parcerias com ONG’s ou instituições que apoiam a sua causa, para que seus clientes tenham acesso fácil, onde possam deixar os materiais a serem coletados.

 

Lembre-se que pequenas mudanças fazem toda a diferença. Comece agora com algumas soluções e vá avançando com o tempo.

 

Pensou em como nossas dicas de empreendedorismo podem reduzir os impactos negativos ocasionados pelo seu negócio? Comente!

Leave a Reply