Ferramentas de Marketing Digital

Quanto vale o seu tempo? 

 

Se ele é muito valioso, continue lendo este artigo. 

 

Vamos listar quais são as melhores ferramentas de marketing digital para acelerar os seus resultados, trazer mais tempo para a sua rotina, além de dados relevantes em sua estratégia. 

 

As ferramentas de marketing tem várias funcionalidades que ajudam desde profissional que está começando através de um programa de afiliados até uma grande equipe de marketing de uma empresa.

Quer melhorar os números do seu negócio? Então, não perca mais tempo e descubra como mudar o cenário atual dos seus resultados.

Quais são as melhores ferramentas de marketing digital. 


Um trabalho manual de marketing gera perda de tempo, dinheiro e produtividade. Então, conheça a partir de agora diversas ferramentas para otimizar as suas tarefas diárias. 

 

Vamos mostrar ferramentas que ajudam no gerenciamento de conteúdo, gestão de redes sociais, geração de leads, entre outros.

Conteúdo/SEO 


Grande parte das empresas não documentam a sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso é um erro porque os seus dados precisam estar acessíveis para todos os colaboradores da empresa. 

 

Uma das formas de mudar esse cenário é investindo em uma plataforma de marketing de conteúdo. Ela ajuda a otimizar o processo, garantindo mais eficiência e organização na empresa. 

 

O software mais conhecido nesse conhecimento é o da startup mineira, Rock Content. Por lá, você pode gerenciar todo o seu conteúdo, desde a etapa do planejamento até a publicação.

Leads

Um dos maiores desafios no marketing digital é captar leads. Para facilitar essa tarefa, você pode contar com o apoio de ótimas ferramentas. 

 

Elas funcionam da seguinte forma: o site da sua empresa detecta que o usuário está tentando sair da página. Imediatamente, aparece um pop-ups na tela do computador. 

 

O objetivo dessa janela é fazer com que o usuário assine uma newsletter ou baixe um e-book ou qualquer tipo de material rico. 

 

As janelas são denominadas de captura de leads e podem ser personalizadas, ou seja, de acordo com o seu objetivo. 

 

Dentre as ferramentas mais comuns, encontra-se o Sumo, Hello Bar e ThriveLeads.

Construção de Landing Pages 


Sabemos o quanto as Landing Pages são ideais para as estratégias de marketing que buscam transformar visitantes em lead.

 

Por meio dessa conversão é que o visitante vira um contato ou uma oportunidade para o seu time de vendas. 

 

O objetivo das Landing Pages é oferecer para o público alguns materiais em troca de informações valiosas como nome, e-mail e outros dados que refletem diretamente na venda do negócio. 

 

Elas ajudam a ter um ótimo contato com o lead, encaminhando conteúdos de qualidade e que estejam ligados com as suas dores, objetivos e necessidades. 

 

A criação de uma Landing Page não exige conhecimento em códigos. 

 

No mercado, você encontra diversas ferramentas para construir uma página em poucos minutos. 

 

Além da RD Station, você pode fazer as suas Landing Pages com Instapage, Unbounce, Leadpages, Klickpages, KickoffLabs, Hello Bar, OptimizePress e Optimezely.

Criação de e-books e infográficos 


Geralmente, os materiais ricos de uma Landing Page são ebooks e infográficos. 

 

Para a criação de infográficos, recomendamos as seguintes ferramentas: Infogr.am, Piktochart e Visme. Elas têm alguns modelos prontos para facilitar a experiência do usuário. 

 

Na criação de e-books, indicamos o Beacon. 


Automação de marketing 

Uma ferramenta de automação de marketing é ideal para qualquer empresa que tem interesse em melhorar os resultados do seu negócio, de forma prática e eficiente. 

 

Ela pode ajudá-lo na construção de Landing Pages, em estratégias de e-mail marketing, nos fluxos de automação de e-mail, na geração de leads e até no desenvolvimento do funil de vendas. 

 

Uma ferramenta de automação de qualidade é capaz de aumentar a sua geração de leads, reduzir o tempo de conversão, aumentar as vendas e ajudar no gerenciamento de campanhas. 

 

A RD Station é a ferramenta mais conhecida do mercado. No entanto, existem outras opções como Hubspot Marketing, Mautic; SharpSpring; LeadLovers; Pipz, entre outras. 

 

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, deve-se conhecê-las a fundo para tomar uma decisão assertiva para o seu negócio. 


E-mail marketing 

Engane-se quem pensa que o e-mail marketing morreu. Pelo contrário, ele está mais vivo do que nunca. 

 

Na verdade, o que morreu foi a forma como as empresas ainda usam esse tipo de ferramenta. 

 

As pessoas não querer receber mensagens publicitárias a todo o momento. Elas desejam informações de qualidade, com orientações que vão ajudá-las naquele determinado momento. 

 

Se você aplica uma estratégia de e-mail marketing pensando no seu público, provavelmente, terá ótimos resultados. 

 

O e-mail marketing é o primeiro canal que o visitante tem com a sua marca após virar lead. Portanto, use uma ferramenta para conseguir gerenciar todos os contatos. 

 

No mercado, você pode encontrar diversas opções. As mais comuns são: Aweber; Benchmark Email; RD Station; Campaign Monitor; Constant Contact; Drip e Emma Mail.

 

O Mailchimp é a ferramenta queridinha dos profissionais de marketing quando o assunto é e-mail marketing. 

 

Nela, você tem acesso a diversas funcionalidades: segmentar as listas de contato, personalizar e-mails, automatizar envio de e-mail marketing, criar formulários de cadastro e editar imagens para campanhas de marketing.

 

Além disso, pode integrar com outras plataformas de marketing e acompanhar os resultados com os relatórios de desempenho.

Automação de redes sociais 


A gestão de redes sociais traz diversos benefícios para uma empresa, por exemplo: aumento nas vendas, mais credibilidade ao negócio e melhor relacionamento com o cliente. 

 

No entanto, algumas atividades prejudicam o nosso desempenho como pré-agendamento de postagens, monitoramento das menções e acompanhamento dos usuários. 

 

Por isso, você deve investir em uma ferramenta de automação para tornar essas tarefas mais produtivas, sem perder a qualidade. 

 

As melhores ferramentas para trabalhar com e-mail marketing são: RD Station e Hootsuit. 

 

Há ainda outras opções como Sprout Social, Buffer, Cyfe, HowSociable.

Google Analytics 


Sem dúvidas, essa é uma das melhores ferramentas de marketing. Afinal, o Google Analytics permite que você acompanhe os resultados do seu negócio para gerar dados mais eficientes. 

 

Dessa forma, você consegue avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) e identificar quais são as estratégias que estão gerando mais resultados e quais são aquelas que merecem uma atenção especial para otimizar os números. 

 

O Google Analytics consegue trazer diversos tipos de dados para o seu negócios. Os mais comuns são: quantos usuários acessam a sua página, qual é a localidade dos usuários que acessam a sua página, quanto tempo eles permanecem na página, entre outros. 

 

Conheça as ferramentas de marketing digital que mencionamos neste artigo e escolha aquela que esteja mais adequada aos seus desafios diário e aos seus objetivos de negócio.

Leave a Reply